Em 18 de maio de 2023, uma roda de samba realizada em um bar da cidade foi interrompida pela Guarda Civil Municipal Ambiental sob a alegação de poluição sonora. O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial manifestou seu repúdio à ação, afirmando que “a atividade cultural foi interrompida causando profundo constrangimento e indignação aos frequentadores e aos músicos”, ressaltando que o samba é uma expressão artística e identitária importante para a população negra brasileira.
O líder do governo na Câmara, Juninho do Chicão, afirmou que a notificação partiu da própria Guarda Municipal e destacou que “todos têm o direito de curtir o que gosta e o que bem entende”, mas que é necessário “coibir qualquer tipo de abuso e de excesso”. Ele também ressaltou que a Câmara tem buscado diminuir os excessos e que “essa casa não vai se omitir” diante de situações como essa, reafirmando o compromisso de proteger as manifestações culturais e os comerciantes locais.
O presidente da Câmara, Rodrigo Capel, anunciou que será enviado um ofício à Guarda Civil Municipal para esclarecer o caso e entender se a ação foi isolada ou parte de uma política maior. “A casa pode elaborar um ofício especificando essa situação e pedindo esclarecimento com relação especificamente a esse caso”, disse Capel, que aguarda o retorno para informar os vereadores e a população sobre os desdobramentos da situação.