Nesta segunda-feira (28), o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, conheceu de perto o drone tático da Condor Tecnologias Não Letais, projetado para fortalecer o combate aos pancadões.
O equipamento, operado remotamente, oferece monitoramento em tempo real e pode lançar agentes químicos não letais, como gás lacrimogêneo, em situações específicas autorizadas.
Além de aumentar a segurança dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), a tecnologia também promete reduzir pela metade os custos operacionais das ações noturnas.
Segundo Yamauchi, a iniciativa busca soluções mais estratégicas e responsáveis para o problema. “A principal finalidade do drone é combater os pancadões de maneira tecnológica e precisa, garantindo segurança para a tropa da GCM e para a população”, afirmou o prefeito.
A visita também contou com a presença do secretário de Segurança Cidadã, Paulo Pinheiro, que destacou o uso proporcional da força e o compromisso com os direitos humanos.
Tolerância zero aos pancadões - Desde o início da atual gestão, Diadema adotou uma política firme de tolerância zero aos pancadões, reforçando a atuação da GCM com ações estratégicas, baseadas em monitoramento, trabalho conjunto entre instituições e inovação, segundo a prefeitura.
Com a chegada do drone, a cidade ganha um novo aliado no combate ao crime e à desordem urbana. "O equipamento será integrado ao programa que está transformando a segurança pública por meio de planejamento eficiente, uso inteligente de recursos e resposta rápida às ocorrências", analisa o prefeito.